A via negativa
"O bem é sobretudo a ausência do mal. Há muitas vantagens ocultas na aplicação da Medicina da Via Negativa. Por exemplo, dizer às pessoas para não fumarem parece ser o maior benefício da medicina nos últimos 60 anos. Druin Burch, em Taking the Medicine, escreve: "Os efeitos prejudiciais do tabagismo são sensivelmente equivalentes aos efeitos benéficos de todas as intervenções médicas desenvolvidas desde a guerra. (...) Eliminar o tabagismo é mais benéfico do que ser capaz de curar todos os tipos de cancro". NNT
A Medicina Dentária da via negativa não é mais do que prevenção. Aconselhar activamente os pacientes numa dieta correcta, com baixo consumo de açucares e de hidratos de carbono, assim como uma vida livre de tabaco, é muito mais benéfico do que qualquer intervenção médico-dentária.
Na mesma medida, a realização de uma intervenção pequena, correcta e rigorosa, como o tratamento de uma simples cárie dentária (restauração ou reconstrução), previne a realização de uma intervenção maior, como a extracção de um dente e ou a realização de uma cirurgia para colocação de um implante.
Inversamente, uma reconstrução dentária mal executada (iatrogenia, ou dano escondido a longo prazo) levará inevitavelmente à falência do próprio tratamento e do dente.
Centramos assim a nossa actividade clínica na Medicina Dentária da via negativa, na prevenção e no tratamento interventivo minor de máxima qualidade e excelência. O sobre-tratamento não tem lugar na nossa consulta.