
Percurso

Primeiro, não causar dano
O Dr. Hugo Costa Lapa realizou a sua licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Lisboa, no ano de 2004.
Em 2005, e ao longo dos dois anos seguintes, iniciou um programa de observação e mentoria na consulta de Cirurgia Maxilo-Facial e Implantologia Oral no Hospital CUF Descobertas.
A sua actividade clínica iniciou em 2005, também no Hospital CUF Descobertas, onde permanece em exclusividade até ao presente dia.
Em 2012 co-funda o grupo BDP Education, o qual se veio a tornar uma referência nacional na área da educação e da formação pós-graduada em Medicina Dentária.
Em 2019, com o objectivo de criar materiais e produtos para uso em Medicina Dentária, centrados nas preocupações ambientais e na sustentabilidade do planeta, criou a marca Organic Dentistry que exporta materiais dentários para todo o mundo.
O Dr. Hugo Costa Lapa dedica-se essencialmente às áreas da reabilitação e implantologia oral, da dentisteria operatória (restaurações, tratamento de cáries) e da prótese fixa e estética dentária (coroas cerâmicas, facetas cerâmicas, branqueamento, restaurações estéticas), sempre com uma abordagem ultra-conservadora e minimamente invasiva.
Curriculum Vitae
- Médico Dentista em exclusividade na Unidade de Implantologia e Estética Dentária do Hospital CUF Descobertas.
- Formado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
- Realizou a sua formação Pós-Graduada em diversos países como os Estados Unidos da América, Espanha, Itália, Brasil e Portugal.
- Coordenador da Pós-Graduação Universitária em Reabilitação Oral Biomimética Avançada na CESPU - Instituto Universitário de Ciências da Saúde.
- Professor Universitário da Pós-Graduação em Reabilitação Oral Biomimética Avançada na CESPU - Instituto Universitário de Ciências da Saúde.
- Palestrante em diversos Congressos e Encontros Científicos Nacionais e Internacionais na área da Reabilitação Oral e da Estética Dentária.
- Co-fundador do grupo BDP Education, que desenvolve actividades formativas para Médicos Dentistas e Técnicos de Prótese Dentária.
- Fundador da Organic Dentistry, marca de materiais e instrumentos para uso em Medicina Dentária.



Formação
2018 - The Restorative Oxymoron in Modern Dentistry, Londres, Inglaterra.
2017 - The New Vertiprep, Preparações Verticais, Milão, Itália.
2013 - Estratégias para Utilização de Restaurações Estéticas Cerâmicas, Maringá, Brasil.
2013 - Curso Avançado de Reabilitação Oral N.Vision, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Maringá, Brasil
2013 - Oclusão na Prática Clínica, Lisboa.
2012 - No Post No Crown Restorative Dentistry - A Biomimetic Approach, Londres, Inglaterra.
2011 - Predictable Aesthetics and Longevity with Bonded Porcelain Restorations, São Francisco, EUA.
2010 - Curso Avançado Multidisciplinar, San Sebastian, Espanha.
2008 - Estética em Cerâmica "Arte da Harmonia" - Rosa e Branco, Lisboa.
2007 - Restaurações Estéticas Cerâmicas: Construindo um Protocolo Passo a Passo, Porto.
2007 - Actualização em Odontologia Avançada - Odontologia Geral, Prótese, Oclusão, Estética, Implantologia, Albacete, Espanha.
2006 - Programa de Formação Contínua em Implantologia e Reabilitação Oral - BTi, Porto.
2004 - Licenciatura em Medicina Dentária, Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa.
Actividade Científica
2022 até ao presente - Palestrante no curso Full Dentistry Portugal, Lisboa e Cascais, Portugal.
2019 - Palestrante no congresso Engineering the Restorative Complex - From Adhesive Procedures to Vertical Prep, Moscovo, Rússia.
2019 - Palestrante no congresso Tomorrow Tooth Vertikal - Abutment Engineering, Belgrado, Sérvia.
2019 até ao presente - Palestrante no curso Vertiprep Lisbon Calling, the Complete Story, Lisboa, Portugal.
2018 - Palestrante no SummerSchool BDP 2018, Avis, Portugal.
2015 - Palestrante do curso de fim de dia da Ordem dos Médicos Dentistas intitulado "Curso Prático de Restaurações Semi-Directas", Porto, Portugal.
2015 - Palestrante do curso de fim de dia da Ordem dos Médicos Dentistas intitulado "Elevação da Margem Profunda", Lisboa e Porto, Portugal.
2014 até ao presente - Docente da Pós-Graduação Universitária em Reabilitação Oral Biomimética Avançada, CESPU, Porto, Portugal.
2013 - Docente da Pós-Graduação Universitária em Reabilitação Oral Biomimética Avançada, ISCS-Sul, Lisboa, Portugal.
2013 - Palestrante no 6º Congresso da Sociedade Portuguesa de Estética Dentária sobre o tema "Restaurações Adesivas em Dentes Anteriores", Porto, Portugal.
2013 - Palestrante do curso de fim de dia da Ordem dos Médicos Dentistas intitulado "Adesão Vs Meios Auxiliares de Retenção", Faro, Portugal.
2012 - Co-fundador do BDP Education, grupo de formação pós-graduada na área da Medicina Dentária.
.
